terça-feira, 10 de novembro de 2009

Descobrindo Jeri

Oi pessoas,


Último feriadinho estive no paraíso que é Jericoacoara, Ceará e vou contar um pouquinho de como passei esses 4 dias... vamos lá começar pela parte técnica!



Jericoacoara, segundo antigos pescadores, vem do formato do Serrote que, visto de alto mar, lembra um jacaré deitado, ou, numa expressão local, um jacaré quarando ao sol. O termo teria originado o nome do lugar: Jacarequara que com o passar do tempo transformou se em Jericoacoara. 
É uma vila conhecida mundialmente pela prática de Kitesurf e Windsurf  pois venta pra caramba por lá (se não sabe o que é isso, joga no google) e uma das praias mais conhecidas e usadas para esta prática é a praia do Préa. Os gringos passam no mínimo um mês alojados em Jeri para praticar durante todo o período de férias disponível estes esportes. E acredite, TODOS OS DIAS. Eu não cheguei a tentar praticar nenhum dos dois, eu diria que não sou muito fã de esporte, ainda mais quando estou na praia hahaha.. no máximo uma caminhadinha beira-mar já me satisfaz.... 


Jeri (para os íntimos) está situada dentro do Parque Nacional, fica a 300km de Fortaleza e a estrada até Jijoca (a maior cidade ali por perto) é bem tranquila, pista simples, mas sem maiores sustos. Exceto pela chuvarada que deu por lá nos últimos meses e acabou caindo uma parte da estrada, então tivemos que fazer um desvio no meio do mato, mas já está sendo consertada. Depois de passar por dentro de Jijoca, entramos no Parque Nacional, rumo a Jeri, é ai que a aventura começa...


O Parque é cheio de dunas incríveis e lagoas, e por este motivo, não pode ter asfalto ou estradas construídas ali dentro. O acesso é feito através de carros 4x4 ou jardineira que sai de Jijoca. São uns 28km de rali no meio das dunas. Como fiz o percurso a noite (tanto na ida, quanto na volta), na ida não consegui ver muita coisa, mas na volta, como era noite de lua cheia, foi incrível! Já valeu como passeio.





Como chegar em Jeri: Eu comprei um vôo até Fortaleza em uma promoção muito boa da GOL e reservei um transfer de 4x4 (custa em média R$450 cada perna e cabem 4 pessoas). Do aeroporto até Jeri, levamos em média 4h de viagem. O transfer vale muito a pena se você tem 4 pessoas para dividir, pois é mais confortável, menos trabalhoso e muito mais rápido.
Outra opção é ônibus de linha da empresa Redenção (custa em média R$40) mas o ônibus vai até Jijoca e lá tem que pegar a jardineira até Jeri. Ouvi dizer, nas minhas pesquisas, que tem um  VIP da CVC que sai de Fortaleza de segunda, quarta e sexta as 8h, mas vai até Jijoca, depois dá-lhe jardineira. Essas duas opções são mais econômicas, mas demora em média 7h. (Isso se algumas galinhas e porcos não resolverem entrar no ônibus no meio do caminho, coisa muito típica no NE).


Onde ficar em Jeri: tem várias opções de pousadas em Jeri para todos os gostos e todos os bolsos. A maioria das pousadas segue o estilo mais rústico (claro, tudo é de areia por lá), mas ao mesmo tempo bem charmoso. Como Jeri é bem pequeno (tem somente 3 ruas) é bem tranquilo de andar por lá, sem precisar ficar se preocupando se a pousada é perto ou longe... rs!
Eu fiquei na Pousada Ibiscus e recomendo. O café da manhã é delicioso e farto! Crepe, tapioca, 3 tipos de furtas, suco de frutas, pães e bolos, yogurte natural (caseiro), granola, mel... ai que fome! A decoração é toda artesanal e dá a impressão que o dono (Enrico) fez tudo com as próprias mãos. Além das meninas que ajudam por lá serem umas fofas!
Pra quem quer mais luxo, conforto e ser VIP, a Pousada Jeribá é excelente! Conheci a Pousada e as instalações e tem suítes para todos os gostos e preço de diária também. Com ótima localização, fica na ponta da praia de Jeri, em cima de pedras, e a vista é maravilhosa (ainda mais do pôr-do-sol).


Dica: em Jeri não tem banco, então é melhor levar uma boa quantia em dinheiro (todas as pousadas tem cofre) e também cartão e cheque. A maioria das lojas e restaurantes tem máquina de cartão de crédito e débito ou aceitam pagamento em cheque. Mas somente em Jijoca você encontra banco para saque. 

3 comentários:

Gabi disse...

Aaaaaai, Mel!!!

Que delícia!!! Posso?? Posso?? Quero irrrrr!!

Deve ser muito triste passar só 3 dias lá!! Tem que ir pra passar o mês!!!

Colocar mais fotos, depois??

Beijinhos!!

Eus!!

Mel disse...

Ãin... é triste mesmo! Pelo menos 7 dias em Jeri! hihihihi
Pode ir! Deve ir!

bisou...

Portal Jericoacoara disse...

Excelente destino turístico... tem muitas informações referentes a hospedagem e transporte Portal Jericoacoara http://www.portaljericoacoara.com.br
Muito amor e paz a todos !!!